Como fazer massa de biscuit

Como fazer massa de biscuit

O artesanato em biscuit é muito popular e se você tem curiosidade ou vontade de aprender a fazer massa para aplicar nos seus trabalhos de artesão, está no lugar certo. Essa massa pode ser utilizada para fazer enfeites, objetos de decoração, presente e muitas outras coisas. E esses itens são muito utilizados como lembrancinhas em festas de aniversário, formatura e mais.

Fazer massar de biscuit caseira vale a pena?

Existem muitos fatores que devem ser levados em conta para decidir se vale ou não a pena fazer a massa de biscuit em casa. As vantagens de fazer a sua massa de biscuit caseira é que essa massa geralmente tem mais qualidade do que a massa pronta que você compra.

Assim, a massa de biscuit caseira não racha, não apresenta grumos e não encolhe como a massa pronta, além de ser bem mais macia para trabalhar. Mas nem tudo são flores, fazer sua massa caseira pode apresentar algumas desvantagens.

As desvantagens da massa caseira estão justamente no seu preparo, ela pode sair mais cara do que uma massa pronta, pois são utilizados vários ingredientes. E durante o preparo, você deve sovar a mistura ainda quente, o que pode trazer um certo grau de dificuldade.

Como fazer massa de biscuit – Receita

Existem por aí diversas receitas ensinando o preparo da massa de biscuit, cada uma com modo de preparo e ingrediente diversos. Separamos aqui uma receita que vai funcionar e atender as suas exigências, mas atenção, é muito importante observar todas as etapas e a proporção entre os ingredientes.

Massa de biscuit no micro-ondas

Essa receita é preparada no micro-ondas e isso pode facilitar muito a sua vida, já que ao fazer a massa no fogo, você precisará mexer sempre e pode perder uma boa parte da massa que grudar na panela. Para fazer essa receita você vai precisar de:

Ingredientes

Ingredientes necessários para fazer sua massa de biscuit caseiro

  • Um recipiente de vidro alto que possa ser levado ao micro-ondas.
  • 2 xícaras de cola branca para porcelana fria. Você encontrará em papelarias e lojas de artesanato.
  • 1 colher de vinagre ou de suco de limão.
  • 2 xícaras de amido de milho.
  • 2 colheres de vaselina líquida ou óleo de cozinha.
  • 2 colheres de hidratante próprio da biscuit ou hidratante sem silicone.
  • 1 colher de pau.

Modo de Preparo

Com esse guia você conseguirá fazer a sua massa de biscuit com muita facilidade, acompanhe:

 

  1. Reserve o creme hidratante e misture todos os demais ingredientes no recipiente de vidro.
  2. Coloque a mistura no micro-ondas e deixe por três minutos em potência máxima.
  3. Retire do micro-ondas e mexa com a colher de pau até que todos os grumos tenham sumido.
  4. Coloque novamente no micro-ondas por mais três minutos.
  5. Mexa novamente e agora verifique se a cola atingiu uma textura plástica, se tiver atingido está tudo certo. Caso contrário, leve novamente ao micro-ondas por mais um minuto.
  6. Unte uma superfície lisa e limpa com um pouco do hidratante, é importante que a superfície seja de um material que não grude.
  7. Coloque a massa em cima da superfície untada e aguarde esfriar por cinco minutos.
  8. Comece a sovar a massa, mesmo que ela esteja quente, pois só assim ela ficará macia e maleável. Para evitar queimaduras passe um pouco de hidratante nas mãos.
  9. Mas cuidado para não queimar as mãos, vá sovando aos poucos, com pequenos intervalos entre cada sova.
  10. A sova é muito importante para a massa, quanto mais tempo você sovar, melhor ela irá ficar.
  11. Para saber o ponto certo é só observar quando a massa ficar macia e soltar das mãos.
  12. Coloque a em um saco limpo ou envolva em plástico filme.

Como conservar a sua massa de biscuit

 

Para conservar a sua massa de biscuit é muito importante se atentar a alguns detalhes, primeiro, você deve retirar todo o ar do saquinho ou plástico filme em que colocar a massa, pois o ar favorece o endurecimento da massa e depois que isso ocorre ela estará perdida.

 

Você também tem que tomar cuidado com a umidade, pois se a massa ficar em um ambiente úmido ela pode acabar mofando ou com bolor. A massa preparada em casa deve ser utilizada em no máximo uma semana, pois ela não possui conservantes como as que você compra prontas.

Como deixar a massa de biscuit colorida

Resultados de massas de biscuit coloridas

Além do preparo e conservação da massa, é muito importante que você saiba como pintar o material que será usado, já que você não usará o material em sua cor original. Pra você tingir a sua massa é importante usar tintas de qualidade.

Você pode utilizar tintas para tecido, corante líquido, tinta a óleo para pintura de telas, muitas variedades, o importante é que a tinta seja de qualidade.

Além disso, não há um tutorial exato de como obter a cor desejada, você deve ir colocando a tinta aos poucos e analisando se o material está alcançando a cor ideal. E mesmo assim, é importante se atentar que a cor ficará mais escura quando o biscuit secar.

Outra questão importante, é que você não pode tingir a massa no mesmo dia em que ela foi preparada, pois a massa ainda estará quente e isso pode causar um amolecimento. Aí quando você finalizar a sua peça, ela poderá apresentar rachadura. O ideal é deixar para tingir no dia seguinte, ou pelo menos, seis horas após o cozimento.

Para pintar a sua massa, siga o passo a passo abaixo:

  • Coloque a massa em uma superfície lisa, como a utilizada para sovar.
  • Despeje uma colher de chá de tinta e sove bem.
  • Acompanhe a coloração da massa, caso fique claro adicione mais tinta e sove novamente. Com o passar do tempo, você ficará habituado com a quantidade adequada de tinta que deve ser utilizada.
  • Sove bastante a massa até atingir uma cor uniforme.
  • Está pronta para uso, guarde novamente é um saquinho sem ar.

Compartilhe com amigos e familiares:

Deixe seu comentário para nós!