Como fazer sabonete artesanal?

Como fazer sabonete artesanal?

O sabonete artesanal se tornou um grande negócio para quem gosta de preparar coisas em casa e é apaixonado por fragrâncias. Com alguns cuidados de manuseio e os ingredientes corretos, é possível fabricar diversos sabonetes para uso diário e com os quais se pode lavar o rosto e o corpo.

Inclusive, esses sabonetes podem ir muito além da limpeza comum: os artesãos podem criar versões para hidratação profunda, para pele oleosa, para esfoliação e até mesmo para desodorizar bem as gavetas e armários.

Neste artigo será mostrado tudo o que é preciso para fazer sabonetes artesanais de qualidade, até mesmo o seu passo a passo exato.

Ingredientes para fazer sabonete artesanal

O preparo dos sabonetes artesanais deve ser feito com ingredientes com bom prazo de validade; assim, os clientes que os comprarem podem aproveitar o máximo possível. As medidas corretas dos ingredientes também são importantes para que o sabonete tenha a consistência apropriada e não fique ácido mais.

Os ingredientes normalmente usados para fazer os sabonetes artesanais são os seguintes:

 

  • Lauril (20 ml);
  • Essência desejada (30 ml são suficientes para deixar um odor marcante, mas não excessivo);
  • Ervas ou flores desidratadas;
  • Corante específico para preparação de sabonetes;
  • Glicerina ou base glicerinada (um quilo)

 

Cuidados especiais antes de começar a preparar os sabonetes artesanais

Para que o sabonete seja feito, são manipulados compostos que podem reagir entre si e também causar reações alérgicas na pele. Dessa forma, é necessário ter alguns equipamentos de proteção antes de começar a receita.

Esses equipamentos são as luvas, óculos de proteção e também um avental. Além disso, é importante ter materiais que sejam usados somente para manipular os produtos químicos.

Por isso, deve-se ter uma vasilha de vidro, uma espátula resistente e uma faca apenas para manusear a glicerina e os outros produtos químicos. Com isso, não há perigo de se intoxicar ao usar esses utensílios para outras finalidades.

 

Passo a passo

A preparação de sabonete artesanal tem as etapas abaixo:

 

  • Derreta a glicerina;
  • Deixe a glicerina derretida por 5 minutos reservada;
  • Em seguida, adicione com cuidado o lauril, a essência e o corante;
  • Mexa delicadamente por alguns minutos, parando quando todos os ingredientes estiverem homogêneos;
  • Use uma forma de bolo e coloque filme plástico no fundo;
  • Derrame a mistura feita com glicerina;
  • Aguarde seis horas (tempo médio para que a mistura volte a ter consistência sólida)

 

Depois desse ponto, o sabonete já estará pronto para ser usado, de acordo com a finalidade desejada.

Cabe dizer que existe um truque para que a mistura de glicerina fique logo dura: é só colocá-la no freezer por um período de até meia hora. Essa forma de preparo ajuda muito quando se tem encomendas de sabonete para ser entregue em pouco tempo.

Outra ressalva é as flores e ervas podem ser derramadas na glicerina derretida junto ao lauril e outros ingredientes. Há pessoas que deixam de pingar a essência porque acham que as flores ou ervas secas já são o suficiente para dar aroma ao sabonete artesanal, mas não é verdade.

Caso a ideia seja embelezar o sabonete com as flores, uma dica é não usar corante: dessa maneira, as flores ficarão muito mais visíveis na barra de sabonete artesanal. No entanto, é liberado colocar essência, preferencialmente do mesmo tipo da flor.

Como finalizar o sabonete artesanal para venda

Depois que o sabonete está endurecido e perfumado, é o momento de preparar a sua apresentação. Há dois tipos de embalagens que são esteticamente agradáveis e que funcionam bem: as caixinhas e os saquinhos plásticos.

Para agregar um pouco mais de valor, a caixa de papelão é o mais adequado, lembrando-se sempre de usar papel manteiga em seu interior para forrá-la. Depois, é só colocar o sabonete artesanal em cima.

Já os saquinhos de plásticos são ideais para quem deseja vender o sabonete a um preço mais baixo. Nesses casos, deve-se comprar saquinhos transparentes e apostar em um laço bonito. Destaca-se que o plástico bopp deixa o sabonete artesanal com um aspecto profissional.

Quem costuma ser cliente?

Quem pensa em começar a produzir sabonetes artesanais pode ter certeza de que o mercado consumidor é amplo, Primeiramente, há quem compre esses sabonetes apenas por gosto pessoal, ou seja, por gostar de conhecer fragrâncias diferentes e apostar em sabonetes especiais.

Depois, há as pessoas que usam os sabonetes artesanais como forma de presente, inclusive para homens. Por isso, vale a pena fazer alguns produtos com fragrâncias masculinas.

É bem comum que os donos de escolas comprem os sabonetes artesanais para presentear as mães dos alunos no Dia das Mães ou os seus professores. Uma boa caixinha de sabonetes também é uma excelente pedida para dar a alguém com quem não se tem tanta intimidade, como um colega de trabalho ou a sogra.

Por falar em “caixinha de sabonetes”, cabe deixar claro que criar kits de presentes é mais uma forma de lucrar.

Identidade visual dos sabonetes

Não importa qual seja a embalagem dos seus sabonetes, é indispensável providenciar etiquetas de identificação. Caso você não possa investir muito, basta que a etiqueta tenha o nome do seu negócio e que seja colada em absolutamente todos os sabonetes, mesmo que se trate de um kit.

No entanto, se você pode fazer etiquetas mais elaboradas, adicione também a fragrância do sabonete em questão. Assim, se você produz sabonetes de limão, de morango, de laranja, de lavanda e de erva doce, faça etiquetas especiais para cada uma dessas fragrâncias, mas sempre incluindo o nome do seu negócio.

Aposte nos sabonetes fitoterápicos

Os fitoterápicos são ótimos aliados do bem-estar e vale a pena incluir alguma linha de sabonetes artesanais fitoterápicos no seu negócio. Por exemplo: os sabonetes que têm folhas secas de camomila e essência natural dessa planta podem ajudar as pessoas a relaxar e a dormir.

Por isso, é interessante pesquisar um pouco sobre os efeitos dos fitoterápicos e incluí-los na sua produção de sabonete artesanal, sem se esquecer de divulgar bastante as ervas usadas e como elas melhoram a saúde.

Compartilhe com amigos e familiares:

Deixe seu comentário para nós!