Decoupage em mdf com guardanapo

Decoupage em mdf com guardanapo

Olá, pessoal.  Trouxemos para vocês um passo a passo bem interessante: a colagem com guardanapo em letra de mdf ou decoupage em mdf com guardanapo.

Antes, uma explicação. Você sabe a diferença entre colagem e decoupage? Bom, muitas pessoas confundem, mas a decougage (ou decupagem) vem da palavra francesa decoupáge, que significa cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista, e outros tipos de papel para criar um efeito artístico. Já a colagem é o ato de colar em determinada superfície sem a necessidade de recortes. No entanto, muitas pessoas já consideram colagem e decoupage sinônimos.

Bom, chamando de colagem ou decoupage o que importa é resultado, não é?

Material

Letra de mdf

Guardanapo

Cola gel

Pincel macio chato (reto)

Rolinho de espuma

Base seladora

Tinta branca ou bem clara

Lixa d’água

Lixa de unha

Verniz (brilhante ou fosco)

Folha plástica (pode ser até o próprio saquinho que vem o guardanapo)

Passo 1

Primeiro vamos impermeabilizar a superfície com a base seladora. O selador irá fechar os poros do mdf, com isso a tinta fixará melhor e o acabamento será outro. Depois de passar o produto espere até secar bem e depois use a lixa d’água para deixar a peça lisinha. A princípio apenas uma demão é suficiente. O selador não é tinta, então ficará meio transparente mesmo, não se preocupem.

Sempre use o rolinho para espalhar melhor e não deixar excessos.

Passo 2

Depois de lixar a letra passe a tinta branca onde o guardanapo será aplicado. Qualquer guardanapo, seja ele estampado ou não, de cor escura ou clara, necessita de um fundo claro para que apareça bem na superfície aplicada. Duas camadas de tinta já são suficientes.

O rolinho vale para a tinta também.

Passo 3

Agora vamos pegar o guardanapo para aplicá-lo na letra.

Passe a cola gel na superfície que receberá o guardanapo. A cola gel é a mais indicada para esse tipo de trabalho, pois possui menos água que a cola branca.

É importante saber que toda folha de guardanapo tem três camadas, sendo duas delas descartáveis. Retire essas duas camadas e fique apenas com a que possui a estampa. Posicione o guardanapo da maneira que mais achar legal em cima da letra.

Pegue a folha plástica e coloque em cima do guardanapo. Agora deslize sua mão do centro pra fora, alisando bem a superfície sem deixar marcas ou rugas.

Depois disso aplique mais uma camada de cola gel por cima do guardanapo. Espere secar.

Passo 4

Depois de seco, é só pegar a lixa de unha e tirar todas as rebarbas que sobraram do papel. Com muita delicadeza vá raspando, sai com muita facilidade. Caso você já tenha pintado as laterais da letra com alguma cor que combine com o guardanapo escolhido faça os retoques necessários, pois é muito provável que a lixa vá danificar um pouco a tinta.

Passo 5

Depois de todos os retoques, agora é hora de envernizar a peça. Use o verniz de sua preferência, seja ele líquido ou em spray, brilhante ou fosco.

Legal, sua peça está pronta para decorar algum ambiente e deixá-lo mais lindo. Você pode usar a técnica para uma palavra inteira. Pode até usar mais de um guardanapo para decorar sua letra: um na frente e outro no verso. A criatividade não tem limites.

Gostou da nossa dica? Caso tenha alguma dúvida, é só falar com a gente.

Peça finalizada

 

 

Compartilhe com amigos e familiares:

Deixe seu comentário para nós!