Flor de crochê passo a passo

Flor de crochê passo a passo

Saiba tudo sobre como fazer uma Flor de crochê passo a passo!

As flores de crochê são belas opções para decorar uma colcha, uma toalha ou até para colar em painéis. Com a grande variedade de lãs que se tem no mercado, é possível fazer flores de muitas cores e com um acabamento simples, mas que vai garantir que ela dure por bastante tempo. 

Para muitos, o crochê é uma grande oportunidade para se divertir, para relaxar e até para ganhar um dinheiro extra. No entanto, alguns evitam fazer as flores porque acham que o passo a passo é complicado demais, mas não é.

Você vai aprendê-lo por completo agora a fazer flor de crochê passo a passo


Como fazer a sua flor de crochê passo a passo

Faça um círculo com a linha e levante colunas de 17 pontos altos, que servirão para formar o miolo da sua flor. Nesse momento, você pode usar a mesma cor com a qual pretende fazer as pétalas ou usar uma lã amarela ou até alaranjada. 

Flor de crochê passo a passo
Croche

Depois, levante três pontos e incline-os para a esquerda, prendendo no miolo. Repita o processo até que esse miolo da flor tenha sido revestido. 

Será necessário fazer quatro pontos por vez, sempre fixando-os na primeira alça

Você deverá repetir esse processo até que todas as pétalas tenham sido feitas. Porém, entre uma pétala e outra, lembre-se de fazer alguns pontos baixos.

 

Quando acabar de fazer todas as pétalas, puxe a lã na parte que servirá de verso e use um ponto baixo para escondê-la. Agora você terá de fazer uma nova alça para continuar fazendo novas pétalas. Para fazer essa alça, você deverá fazer correntes simples e passá-las no meio das pétalas. 

Faça mais pétalas usando a nova alça que você formou. 

Como incrementar a sua flor de crochê

Basicamente, existem duas formas de você incrementar um pouco mais as suas flores de crochê: usando cores diferentes de lã ou usando apliques na hora da finalização.

Se você quiser optar por variar na lã, não precisa ficar preso às cores tradicionais, ou seja, não é preciso usar linha sempre vermelha para fazer as pétalas ou usar o amarelo sempre para fazer o miolo. Pelo contrário: quanto mais você der vazão à sua criatividade, mais bonitas e originais ficarão as suas flores de crochê.

Além disso, há uma série de miçangas e imitações de pérolas que você pode aplicar em sua florzinha para deixá-la mais delicada ou mais estilosa, de acordo com a sua vontade. Vale frisar que as miçangas têm um furo para que você possa passar a lã pelo seu interior e fixá-las bem. 

Por outro lado, se você preferir usar outros tipos de apliques, aposte na cola quente para a sua fixação e tenha cuidado para não se queimar. Se quiser inovar ainda mais, você pode fazer a flor de crochê apenas de uma cor e depois usar recortes de panos para fazer o seu miolo de forma mais detalhada, usando a cola quente. 

Flor de crochê estilo mão livre

A flor ensinada anteriormente é menor e tem uma sobreposição de pétalas. Contudo, você pode optar por uma flor no estilo mão livre e sem nenhuma sobreposição. Normalmente, essa técnica é usada quando se quer fazer flores maiores de crochê.

Para isso, é só você fazer o círculo e a alça de diâmetro um pouco maior e usar apenas os pontos altos para desenhar as pétalas. Quando você acreditar que elas estão de tamanho apropriado, curve-as e prenda com o ponto baixo na alça, repetindo o processo. 

Como ganhar dinheiro com as flores de crochê

Uma vez aprendido o passo a passo para fazer essas flores, você poderá colocá-las em tudo o que desejar e uma boa opção é colá-las em produtos que também sejam de crochê.

Por exemplo: se você fez uma bolsa ou uma touca de crochê, pode usar cola quente para colar essas flores e dar um toque todo novo. Aliás, há muitas pessoas que usam esse tipo de detalhe até em tecidos que não são de crochê: é possível colar essas flores em uma jaqueta jeans e renová-la.

Sendo assim, para lucrar com as flores de crochê é muito importante apostar na criatividade, tanto na hora de confeccioná-las quanto de aplicá-las em algum lugar. 

Scrapbook também fica mais bonito com as flores de crochê

O termo scrapbook se tornou conhecido na época do Orkut e significa “livro de recados”. No artesanato, porém, virou comum usar scrapbook como um caderno decorado de forma artesanal e que é encomendado por muitas pessoas que querem se destacar na escola, no trabalho, na faculdade, etc.

Uma das formas de fazer o scrapbook é justamente colando tiras ou flores de crochê e elas podem ser de estilos diversos: monocromáticas, coloridas, com ou sem aplique de detalhes, etc.

Depois que essas flores de crochê estão prontas, é só usar cola quente para colá-las na capa da agenda ou caderno, recomendando-se a capa dura. Antes disso, é necessário forrar essa capa com algo, como papel cartão da cor desejada. 

Uma dica importante é não colocar as flores de crochê sobre superfícies que imitem couro, uma vez que elas não combinam tanto com a delicadeza desse tipo de trabalho manual. 

Como conservar as suas flores de crochê

Tudo o que tem flores de crochê aplicado precisa ser manuseado mais delicadamente. Sendo assim, se você aplicou essas flores em uma calça, por exemplo, evite lavá-la na máquina porque existe a possibilidade de essas flores se soltarem. 

O melhor é deixar a peça de molho e depois esfregá-la à mão, tomando especial cuidado com a parte na qual a flor de crochê está. O mesmo cuidado é necessário quando a flor está no scrapbook: este não deve ser colocado na bolsa ou na mochila de qualquer jeito.

Recomenda-se guardar esse caderno ou agenda acima de todas as outras coisas para evitar que a flor de crochê seja amassada ou que se solte da superfície. Caso você note que, mesmo assim, essas flores aplicadas estão se soltando, basta usar mais alguns pinguinhos de cola quente.

Aprendeu a fazer sua Flor de crochê passo a passo? 

Compartilhe com amigos e familiares:

Deixe seu comentário para nós!