Molde de flor de papel – Saiba mais sobre isso!

Molde de flor de papel – Saiba mais sobre isso!

O artesanato com papel é uma forma popular de criar diversas coisas, inclusive as flores, que também são elementos bem comuns em várias peças feitas à mão. No entanto, pode ser bem difícil para alguns fazer as flores de forma minimamente simétrica e é nessa hora que os moldes se tornam uma ferramenta importante.

Com o molde de flor, é mais simples reproduzir as pétalas e a parte interna, onde fica o pólen, tudo com mais beleza. Além disso, o uso de um molde evita erros na hora de cortar as flores e, por isso, não se desperdiça material.

Molde de flor de papel
Uma linda rosa de molde de flor de papel

Como usar um molde de flor de papel

Para aproveitar o molde, basta colocá-lo em cima de qualquer superfície que se queira usar. Depois, deve-se riscar com um lápis em volta da flor para que ela ganhe os devidos contornos.

Para que o contorno seja mais fácil, recomenda-se usar os moldes de flor de papel que possuem os seus elementos separados: assim, se a flor tiver cinco pétalas, o molde terá seis peças (as cinco pétalas e mais o centro). Com essa separação do molde em peças, fica mais simples segurar e contornar cada uma delas de forma que não se movam e prejudiquem o traço.

Depois que a flor já foi contornada usando-se o molde de papel, então só é preciso cortar usando uma tesoura afiada. É indicado, inclusive, que seja uma tesoura com ponta, a menos que a atividade esteja sendo feita por uma criança.

Em determinadas superfícies, pode ser mais indicado cortar a flor feita com o molde usando um estilete; entretanto, é válido dizer que só se deve apostar em estilete quando a flor está sendo recortada por um adulto.

Alguns dos materiais que proporcionam ótimas flores são o EVA, a cartolina e o papel cartão. Além disso, o próprio molde pode ser feito com qualquer um dos papeis mencionados, ou seja, não é preciso fazer molde sempre de papel sulfite. De fato, um molde de papel cartão pode ser muito mais fácil de manusear por ser uma folha mais dura.

 

O que fazer depois de as flores estarem recortadas?

Com as partes da flor já cortadas, é necessário colar uma à outra de modo que elas tomem a forma da flor desejada. Dependendo do tipo de flor a qual o molde corresponde, pode ser preciso puxar essas pétalas um pouco para cima; em modelos como a margarida, por exemplo, as pétalas têm de ser coladas à parte central da flor.

Considerando a maleabilidade, é importante usar materiais mais leves quando é necessário retorcer a pétala para cima. O papel sulfite é uma excelente opção porque ele é flexível e pode tomar a forma de praticamente todas as espécies.

Por outro lado, quem quiser utilizar EVA e outros materiais mais consistentes precisa optar por flores que tenham um formato mais simples, como Agapanto, Amarílis, Alisso e Beijo Pintado.

Já alguns tipos de flores cujas pétalas precisam ser dobradas ou retorcidas para obter o formato original são Botão-de-Ouro, Calla, Camélia, Crista-de-Galo, Hemerocale, Iris, Peônia e Tagetes.

 

Como fazer um molde de flor de papel

Nem todo mundo quer reproduzir as flores de papel feitas com um molde: alguns artesãos desejam preparar os seus próprios moldes. Para isso, a primeira coisa necessária é saber como desenhar essas flores e usar um papel cartão, preferencialmente.

Quem não tem muita experiência com desenhos, mas quer começar a preparar o seu portfólio de moldes deve começar por flores que tenham um contorno mais simples de desenhar.

Algumas das sugestões para fazer moldes de flor de papel são Violeta, Rosa-do-Deserto, Prímula, Poinsétia, Moreia e Impatiens.

Depois de treinar um pouco com as flores que têm pétalas mais simples de se desenhar, é hora de começar a fazer os moldes um pouco mais elaborados.

 

Por que o molde de flor de papel é útil?

A utilização desses moldes é muito útil quando se quer fazer decorações de ambientes, como em escolas ou em hospitais. Por exemplo: as professoras dos anos iniciais costumam decorar as suas salas de aula e, quando se quer usar temática floral, esses moldes ajudam muito.

Pessoas que trabalham com artesanato e que precisam fazer flores de papel constantemente ganham bastante tempo quando utilizam os moldes. Assim, elas não precisam ficar fazendo diversas tentativas até que o desenho das flores fique bem-feito.

Com o molde de flor de papel, dá para fazer muito mais peças artesanais de qualidade, ganhando tempo no atendimento aos clientes. Cabe salientar que, muitas vezes, os artesãos que precisam fazer várias flores sem molde podem acabar desenhando-as com variações de formato ou de tamanho, prejudicando o estilo.

 

Como encontrar os moldes prontos ou as plantas para fazer molde de papel

Para encontrar moldes já prontos para impressão em folha sulfite, é só usar sites especializados em artesanato ou mesmo fazer uma conta gratuita no Pinterest, que permite o download de diversos tipos de imagens.

A maioria das impressoras não aceita papel cartão, que é o mais indicado para manuseio de flores. Para resolver isso:

 

  • Escolha o molde de flor de papel já pronto;
  • Imprima usando uma folha de sulfite;
  • Recorte todas as suas partes;
  • Cole-as em papel cartão

 

Depois, é só guardar o molde para utilização em outros momentos. Tanto os sites de artesanato quanto o Pinterest também possuem muitas fotografias bem detalhadas de flores e que podem ser escolhidas por quem deseja desenhar os seus próprios moldes.

O Google Imagens é outra boa fonte de moldes de flores.

 

Dicas para usar ou fazer moldes de flor de papel

Certos detalhes fazem com que o molde fique muito mais bonito, começando pela forma como a flor é desenhada. Caso a pessoa escolha uma folha que seja colorida, é muito importante desenhar o formato da flor no seu verso, na parte que tem cor parda ou branca.

Muita gente desenha a flor na parte colorida, mas se a mão desliza por alguma razão e o desenho precisa ser apagado, há dois problemas:

 

  • Se a borracha é usada levemente, o contorno ainda poderá ser visto;
  • Se a borracha é usada com muita força, então a parte colorida da folha poderá ficar desbotada

Em ambas as situações, há grande risco de se perder a folha porque a flor do molde já não ficaria tão bonita. Assim, vamos supor que se faça o molde com papel cartão: o desenho precisa ser riscado sempre no verso.

Caso seja utilizada uma folha de sulfite colorida, que não tem verso ou uma parte branca, então é indicado riscar o contorno da flor do molde de forma bem leve. O traço tem de ser suficiente para ser visto e para o artesão poder recortar, mas bem leve para não marcar o papel caso seja imprescindível apagar.

Quem precisa frequentemente desses moldes terá seu trabalho facilitado se mantiver diferentes flores já prontas. Os professores de Biologia ou Ciências também se beneficiam com mais moldes de flor de papel prontos porque podem apresentar as diferentes espécies às suas turmas.

Na maioria das vezes, as pessoas conhecem apenas as flores mais comuns, mas nunca viram as espécies menos básicas e tê-las em molde é uma excelente maneira de apresenta-las.

Todavia, para que esses moldes sejam preservados mesmo que vários alunos os manuseiem, é indicado encapá-lo com Contact. Já quando os diversos moldes são manuseados apenas pelos artesãos, é dispensável encapá-los; em vez disso, deve-se comprar uma pasta com vários saquinhos e deixar os moldes de papel dentro deles para que não amassem.

 

Como fixar as flores feitas com moldes de papel

Essa etapa dependerá de onde as flores feitas com o molde de papel serão colocadas, bem como do tipo de papel usado. O sulfite, por exemplo, é muito fino e é o bastante utilizar uma fita dupla-face bastante forte, mesmo quando ele será colado em uma parede.

Há pessoas que decidem decorar cadernos, livros didáticos e agendas usando flores feitas com moldes de papel e, nesses casos, também é suficiente usar uma fita dupla-face.

Já quando a flor é feita de papel cartão, o melhor é usar alguns pintos de cola quente para a sua fixação, independentemente da superfície. Isso porque a cola quente é sempre preferível quando algo deve ficar fixado por longos períodos e o papel cartão apresenta espessura suficiente para que a sua superfície não seja afetada.

No entanto, é indicado usar um grupo de pingos em lugares estratégicos da flor ou fazer um traço todo de cola quente nas suas extremidades.

 

Decoração de molde de flor de papel

O molde em si não precisa ser decorado, uma vez que ele é apenas uma ferramenta para fazer as flores que serão efetivamente usadas. Estas por sua vez, podem ser decoradas da forma como o usuário quiser, mas é muito importante tomar cuidado com o glitter.

Para a aplicação, é recomendado usar cola bastão e ter certeza de a estar aplicando apenas na superfície que, de fato, vai receber o glitter. Caso contrário, a parte colorida da flor pode manchar.

Compartilhe com amigos e familiares:

Deixe seu comentário para nós!