Sete motivos para fazer artesanato

Sete motivos para fazer artesanato

A chamada economia criativa cresceu nos últimos 20 anos e com isso houve o fortalecimento do artesanato brasileiro. Cerca de 10 milhões de pessoas produzem artesanato no Brasil, um mercado que movimenta anualmente R$ 50 bilhões.

A despeito de números, estamos falando de seres humanos que sustentam suas famílias por meio de artes como costura, crochê, feltro, sabonetes, scrapbook, mdf, biscuit e muito mais. Também há aqueles que praticam o artesanato apenas como hobby.

Listamos abaixo 7 motivos para você começar a produzir artesanato. Espero que estas sugestões sejam um incentivo.

1 – Eleva a autoestima
Produzir uma peça artesanal promove desafios que estimulam o cérebro a criar. De acordo com terapeutas, o artesanato possui os pré-requisitos básicos para elevar a autoestima. Pintar, bordar, esculpir, tudo que é realizado com as mãos é uma ponte para a satisfação, fazendo com que a pessoa se sinta mais útil. Não precisa achar que é necessário ter um dom ou um grande talento. Basta fazer! O acabamento é resultado de prática. O importante é o processo. E como é gostoso este processo.

2 – Relaxamento
A pessoa que está no processo de produção de uma peça artesanal mexe com cores, formas, escolha de materiais etc. A concentração no ato da criação promove um relaxamento, obviamente desde que a pessoa não entre em um estado de estresse caso seu esforço não resulte em algo que ela imaginou. Novamente: é estar imbuído no processo, imerso no universo criativo, que promove o relaxamento, não a expectativa.

3 – Relações Sociais
Quando participamos de grupos que praticam o artesanato, conhecemos pessoas novas que, pelo menos em parte, possuem os mesmos interesses que nós. As pessoas que buscam o artesanato, via de regra, apreciam o belo. Existe o interesse pela simples, pelas coisas do lar, da decoração, do aconchego. Encontrar pessoas assim nos faz felizes. Criamos laços, muitas vezes nós que são concretizados por meio de belas amizades. Relações sociais de qualidade mudam seu mundo e o do outro, por consequência mudamos uma comunidade inteira.

4 – Passatempo
Se você quer apenas curtir um momento feliz, nada melhor que fazer artesanato. Com outras pessoas ou não, criar algo é sempre um bom passatempo. Com ou sem intenções financeiras, o artesanato influencia o bem-estar físico e emocional. Passar o tempo apenas por passar é pouco. Como disse o pensador Benjamin Disraeli: A vida é muito curta para ser pequena.

5 – Presentear alguém
A era industrial trouxe muitas vantagens práticas para o mundo, comodidades que facilitam o cotidiano. No entanto, trouxe a repetição também. Quando você vai a uma loja comprar um presente de Natal ou de aniversário para alguém que gosta, é muito certo que outra pessoa que você nunca viu na vida tenha recebido o mesmo presente. Com o objeto artesanal não ocorre isso: sempre será único, exclusivo, e por mais que o olhar de outra pessoa ache algum defeito, digamos, sempre será belo porque alguém “perdeu” seu tempo para confeccioná-lo. É ou não é um ato de amor?

6 – Fonte de renda
Quando se faz algo com amor e verdade não há outro caminho: sucesso, seja lá o significado de sucesso que tenha em mente. Quer você queira uma segunda fonte de renda ou que seja o principal sustento de sua família, o artesanato pode lhe proporcionar a realização de seus sonhos. O retorno virá se esta for a sua intenção. Há muitas maneiras de divulgar hoje em dia, o que facilita muito a vida de quem quer vender e começar seu próprio negócio com ótimas margens de lucro.

7 – Mercado em expansão
Quem curte revistas de decoração, canais de DIY (Do It Yourlsef / Faça Você Mesmo) ou programas televisivos como o Decora, já percebeu algo: artesanato está em alta. Talvez no passado o artesanato tenha sido considerado de menor valor, mas o mercado está em expansão constante, os artesãos estão se profissionalizando, criando sua marca, aperfeiçoando suas técnicas, agregando valor.

Então, depois dessas dicas surgiu o interesse em praticar algum tipo de artesanato? Se você já produz pensou em expandir seu negócio, participar de cursos, criar cursos?

Esperamos que independente de sua intenção com o artesanato, que seja sempre um momento de criação feliz e que lhe traga boas energias.


Compartilhe com amigos e familiares:

Deixe seu comentário para nós!